sábado, 21 de abril de 2012

Zaga do Verdão luta contra a queda de rendimento

Henrique - Palmeiras (Foto: Eduardo Viana)
Para seguir firme na luta pelo título do Campeonato Paulista Chevrolet, o Palmeiras precisa antes de tudo acertar a defesa. Muito elogiado na temporada passada, dessa vez o setor não tem passado tanta confiança para a torcida. Principalmente após a derrota para o Corinthians, a primeira na temporada. Foram seis jogos e nove gols sofridos (média de 1,5).
A situação se agravou nas duas últimas rodadas: cinco gols feitos por Guarani e Comercial. Até a derrota para o maior rival, a média era de um gol por jogo (em 16 duelos).



Entre os oito times classificados para as quartas de final do Paulistão, o Alviverde só não teve um desempenho defensivo pior do que Bragantino e Ponte Preta, os sétimo e oitavo colocados, respectivamente. Enquanto os palmeirenses foram vazados em 24 oportunidades, a Macaca teve redes balançadas 33 vezes e o Braga, 31.
Questionado sobre o atual momento ruim da defesa, o zagueiro Henrique prefere despistar.
– Crítica vai existir sempre. Tem de melhorar sempre a cada jogo, a cada treinamento. Quanto menos erros acontecerem, melhor – afirmou o camisa 3, um dos líderes do grupo.
Os cruzamentos pelo alto e por baixo seguem como a principal preocupação. Dos cinco gols sofridos nas duas últimas partidas, todas surgiram dessa maneira. O problema é antigo, mas ainda não teve uma solução. Nem mesmo o auxílio dos atacantes na marcação tem resolvido.
– Erramos até onde podíamos. Não tem mais erros. Agora, temos de trabalhar a jogada defensiva. Independente de Barcos, Fernandão ou Ricardo Bueno... Quem estiver dentro da área vai ter a sua função. Vamos ter de neutralizá-los para sair dali com o resultado positivo – explicou Henrique, ontem à tarde.
Autor do gol do empate em 2 a 2 com o Comercial na última rodada, o zagueiro agora quer recuperar o Verdão na defesa. O novo teste é neste domingo, em Campinas. Só Guarani e São Paulo fizeram três gols em um único jogo contra o Verdão neste ano.
Sobe e desce:
Antes do Corinthians
Até o Dérbi, o Verdão tinha disputado 16 partidas na temporada. No total, o time tinha sofrido 16 gols, média de um por jogo. Invicto no ano, o Alviverde tinha a quarta melhor defesa do Paulistão naquele momento.
Depois do Corinthians
Nas últimas seis partidas, foram nove gols sofridos, média de 1,5. O Palmeiras perdeu para Corinthians (2 a 1), Mirassol (1 a 0) e Guarani (3 a 1); ganhou de Horizonte-CE (3 a 1) e Paulista (1 a 0); e só empatou com o Comercial (2 a 2).
Em 2011...
Paredão fechadíssimo!
No início da temporada passada, a defesa era o setor com o melhor desempenho no Palmeiras. Nas 19 partidas da primeira fase do Paulistão, a equipe sofreu apenas oito gols, uma média de 0,42 por jogo. Na época, os titulares na zaga eram Danilo – que já deixou o clube – e Thiago Heleno (foto) – se recupera de operação nos dois pés. Maurício Ramos e Leandro Amaro também tiveram algumas chances.
Os zagueiros:
Henrique
Titular desde o início do ano, disputou 19 partidas. Nos últimos seis jogos, só não participou da vitória diante do Paulista por 1 a 0, pelo Estadual. Está pendurado diante do Guarani.
Leandro Amaro
Companheiro de Henrique desde o começo da temporada. Foram 18 jogos. Ficou fora da vitória contra o Paulista e da derrota por 1 a 0 diante do Mirassol nas últimas seis partidas.
Román
Tem quatro jogos em 2012. Foi titular contra o Paulista, pelo Estadual.
Maurício Ramos
Tem cinco jogos. Titular contra Paulista e Mirassol.
Wellington e Thiago Heleno
Não jogaram na temporada.


Nenhum comentário: